Principais plataformas e hubs de automação

Créditos
Rodrigo Coelho: https://t.me/coelho_rj
Reinaldo Santos: https://t.me/reinaldots

Plataformas na Nuvem (Cloud) – não precisam de hub

Tuya / SmartLife
https://www.tuya.com

A plataforma Tuya utiliza o aplicativo Tuya Smart ou Smartlife e suas centenas de variantes white label* no Brasil (Positivo, Nova Digital, AGL, Geonav, Ekasa, Elsys, Intelbras, Multilaser, entre outras) e no mundo (Zemismart, Moes, Globe, Lidl, Brilliant, entre outras).

Trata-se da plataforma mais popular e difundida no mundo devido a enorme variedade de dispositivos para diferentes necessidades, facilidade de uso e baixo custo.


Ewelink / CoolKit / Sonoff
https://www.ewelink.cc
https://sonoff.tech

Ewelink é a plataforma e aplicativo da ITEAD, que tem a CoolKit e Sonoff, entre alguns outros fabricantes menores, geralmente white label*. Sonoff é conhecida por um dos dispositivos/relés mais versáteis e baratos para automação residencial: Sonoff basic e Sonoff Mini.


Xiaomi / Aqara
https://www.mi.com
https://www.aqara.com

Xiaomi conhecida pelo aplicativo Mi Home, que usa dispositivos em sua maioria da marca Aqara que é a linha de automação IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) deles, mas aceita muitos outros produtos Xiaomi.


Apple HomeKit
https://www.apple.com/ios/home/

A plataforma de automação residencial da Apple se chama HomeKit. Diversas fabricantes produzem dispositivos com certificação para a plataforma HomeKit. Aderiu ao protocolo MATTER.


Phillips / Signify / HUE
https://www.philips-hue.com
https://www.signify.com

Plataforma proprietária da Phillips, a mais antiga das “famosas” e de ótima qualidade, porém, muito fechada e de custo elevado. Aderiu ao protocolo MATTER.


Broadlink / BestCon
https://www.ibroadlink.com
http://www.mybestcon.com

A plataforma da Broadlink se consolidou com dispositivos próprios: Hubs de Infravermelho (muito usado em controle remoto de televisão) e RF (rádio frequência), mas bastante fechada, embora a mais completa nesse segmento.


Hubs / Sistemas integradores

Tuya / SmartLife
https://www.tuya.com

A plataforma Tuya utiliza um hub compatível com dispositivos Wifi e Zigbee no aplicativo Tuya Smart ou Smartlife e suas centenas de variantes white label* no Brasil (Positivo, Nova Digital, AGL, Geonav, Ekasa, Elsys, Intelbras, Multilaser, entre outras) e no mundo (Zemismart, Moes, Globe, Lidl, Brilliant, entre outras).

Trata-se da plataforma mais popular e difundida no mundo devido a enorme variedade de dispositivos para diferentes necessidades, facilidade de uso e baixo custo.


Samsung / Aeotec SmartThings (ST)
https://www.samsung.com/smartthings/
https://aeotec.com/smartthings/
https://www.samsung.com/us/smart-home/compatible-devices/
https://t.me/smartthingsbr (grupo sobre ST no Telegram)

A mais “abrangente” das famosas por integrar diversas marcas na mesma plataforma. Trabalha com dispositivos Wifi, Zigbee e Z-Wave próprios da Samsung, diversos aparelhos da Samsung (geladeiras, televisões, lavadoras, etc) e da Aeotec que foi licenciada pela Samsung para a fabricação de hardware, principalmente dispositivos Zigbee e Z-wave.

Muitos desses trabalham local, ou seja, as automações acontecem no hub sem acesso à Internet, embora a maioria das integrações de diversas marcas e plataformas acontecem somente via Cloud, ou seja, precisam de Internet.

Entre as diferentes plataformas, 90% dos dispositivos Ewelink, algumas fechaduras Yale, câmeras Ring, lâmpadas Philips HUE e alguns dispositivos da Tuya podem ser integrados no SmartThings. Aderiu ao protocolo MATTER.


Home Assistant (HA)
https://www.home-assistant.io
https://forum.homeassistantbrasil.com.br/
https://t.me/HomeAssistantbrasil (grupo sobre HA no Telegram)

Sistema open source baseado em Linux, não há custo pelo sistema que é leve e poderosíssimo, capaz de automações muito complexas e, por isso, exige dedicação e tempo para estudar e aprender a utilizar o HA. Precisa de um servidor que age como “hub”, pode ser uma máquina virtual, um computador Windows ou Linux, um Raspberry Pi, Intel NUC, Home Assistant Blue, entre outros. Roda tudo local (não exige acesso à Internet), mas também pode acessar cloud (acesso à Internet) por integrações.

Uma das maiores vantagens de se utilizar o HA é que com ele você pode integrar vários dispositivos de várias marcas para “conversarem” entre si, seja Wifi, Zigbee, Bluetooth, RF, Z-Wave, entre outros. Ou seja, você não precisa se limitar a comprar dispositivos apenas de uma marca ou ter que instalar 10 aplicativos diferentes em seu celular para controlar suas automações.


Hubitat Elevation (HE)
https://hubitat.com
https://docs.hubitat.com/index.php?title=List_of_Compatible_Devices

Um “clone” dissidente do SmartThings, hub que promete as mesmas funcionalidades do hub SmartThings com o utilitário Echo Speaks (que deixou de funcionar no SmartThings em 08/09/2020), porém, sempre de forma local sem necessidade de acesso à Internet para realizar as automações. Promissor, mas pouco difundido e custo elevado, possui boa abrangência de integração com dispositivos Wifi, Zigbee e Z-Wave.

O Echo Speaks é uma integração com os dispositivos Echo da Amazon permitindo o envio de mensagens de voz e notificações personalizadas, controles de volume, entre outras funcionalidades da Alexa.



*White label: Termo para dispositivos fabricados para distribuição de marcas diversas ou mesmo plataformas sem marca fechada; A empresa compra um lote mínimo e “batiza” como produto próprio;O fabricante facilita a operação adaptando marca, configurações, características, homologações e até permissões do aparelho para o cliente revendê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *